Campeões Estaduais 2023

vcreditos-clube-v-plus

No último sábado, 8 de abril, diversos campeões estaduais foram definidos Brasil afora. Vários deles, inclusive, de formas marcantes ou até mesmo polêmicas. Quer conhecer os vencedores dos campeonatos estaduais 2023 e ficar por dentro das principais notícias sobre estes títulos? Então vem comigo!

Quais são os Campeões Estaduais 2023?

Conforme comentamos, nem todos os campeonatos regionais de 2023 já foram definidos. Mas, entre aqueles que já conhecemos o campeão, temos:

  • Alagoas: CRB;
  • Bahia: Bahia;
  • Ceará: Fortaleza;
  • Goiás: Atlético GO;
  • Maranhão: Maranhão;
  • Mato Grosso: Cuiabá;
  • Paraíba: Treze;
  • Paraná: Atheltico PR;
  • Santa Catarina: Criciúma;
  • e Tocantins: Tocantinópolis.

Além disso, os 4 principais estaduais do país também já terminaram: Paulista, Carioca, Gaúcho e Mineiro. Vamos ver como foram suas finais?

Campeonato Paulista

A final do Paulistão 2023 foi um duelo entre Davi e Golias. De um lado, o Água Santa, clube que se profissionalizou apenas em 2011 e não tem divisão no Campeonato Brasileiro. Do outro, o multicampeão Palmeiras, que ainda por cima vem em ótima fase nos últimos anos.

O jogo de ida até deu alguma esperança ao time de Diadema. Jogando bem, o Água Santa venceu por 2×1. Mas, na volta, o Verdão não teve piedade e atropelou por 4×0. Vale ressaltar que, como já virou praxe, a arbitragem se destacou negativamente.

Aos 38 do primeiro tempo, Villian, meio-campista do Água Santa, protegeu uma bola com os braços abertos e acabou atingindo o peito e o rosto de Dudu. O palmeirense revidou e agrediu o adversário pelas costas com uma cotovelada.

O árbitro Raphael Claus, que vem acumulando arbitragens polêmicas em favor dos grandes de RJ e SP recentemente, adicionou mais uma decisão suspeita ao seu currículo. Após consultar o VAR, Claus expulsou Villian e deu apenas amarelo a Dudu.

Campeonato Carioca

No Rio de Janeiro, o estadual foi decidido com dois clássicos Fla-Flu. No primeiro, o Flamengo venceu por 2×0 e pareceu encaminhar o título. Mas, no segundo, o Fluminense voltou com tudo e passou por cima com bom futebol e 4×1 no placar.

A taça coroou o bom trabalho do técnico Fernando Diniz, que vinha fazendo trabalhos interessantes há algum tempo, mas sempre morria na praia. Dessa vez, porém, Diniz conquistou o primeiro título relevante como treinador em sua carreira.

Campeonato Gaúcho

No Rio Grande do Sul, não teve goleada nas finais. Muito pelo contrário: Grêmio e Caxias fizeram dois jogos extremamente parelhos. Na ida, a equipe grená até saiu na frente, mas acabou cedendo o empate em um escanteio.

No jogo de volta, novamente o time da Serra fazia uma boa partida. Até que, mais uma vez, surgiu ele: o infame erro de arbitragem. O lance em questão teve início com uma falta clara do gremista Bitello bem em frente ao árbitro.

Leandro Vuaden deixou o jogo seguir e, menos de 1 minuto depois, Suárez nitidamente se atirou dentro da área. Vuaden consultou o VAR e, para o espanto de todos, marcou pênalti para o time da capital, o que definiu o resultado da partida: Grêmio 1 x 0 Caxias.

O erro grotesco repercutiu no Brasil inteiro, colocando em xeque a credibilidade do árbitro. Ainda depois que o lance foi comparado a pênaltis muito mais claros cometidos pela defesa gremista, mas que o mesmo Vuaden considerou normais.

Para a decepção do Caxias e de seus torcedores, o episódio ficou por isso mesmo e o Tricolor levou o título.

Campeonato Mineiro

Em Minas, as finais não trouxeram grandes surpresas. O Atlético MG, que tem um dos planteis mais valiosos do Brasil, venceu as duas partidas contra o competente América MG. Na ida, fora de casa, o Galo venceu por 3×2. Na volta, venceu novamente – dessa vez por 2×0 – e conquistou o tri estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.