Em breve, vamos descobrir qual será a primeira equipe profissional de futebol do Brasil a levantar um troféu em 2023. Vem aí a Supercopa do Brasil, uma taça disputada pelos campeões do Brasileirão e da Copado Brasil da temporada anterior.
Quer ficar por dentro de tudo sobre a competição? Então vem comigo!
Como funciona a Supercopa do Brasil?
As origens da Supercopa do Brasil datam de 1990. Na ocasião, a taça foi disputada pela primeira vez – e a única no sistema de ida e volta. No ano seguinte, o formato foi alterado para partida única e, desde então, nunca mais foi alterado.
O que ocorreu, porém, foi um hiato de quase 30 anos. Logo após a segunda edição da Supercopa, em 1991, a competição deixou de ser disputada até 2019. De lá pra cá, aconteceram mais 3 edições da Supercopa.
Em 2020, o duelo foi entre Flamengo, o campeão brasileiro, e Atheltico Paranaense, campeão da Copa do Brasil. Sem dificuldades, os cariocas venceram por 3 x 0 e levaram a taça para casa.
Em 2021, o Flamengo – novamente campeão brasileiro – encarou o Palmeiras, vencedor da Copa do Brasil. Dessa vez, o jogo foi muito mais duro. No tempo normal, a partida terminou empatada em 2 x 2. Mas, nos pênaltis, o rubro-negro prevaleceu novamente, vencendo por 6 x 5.
Em 2022, o Flamengo disputou a Supercopa pela terceira vez seguida. Mas, dessa vez, como vice-campeão brasileiro. O motivo é que seu adversário, Atlético Mineiro, venceu tanto o Brasileirão quanto a Copa do Brasil. Mais uma vez, a disputa foi parelha e também terminou com um empate em 2 x 2.
Nos pênaltis, porém, o Galo prevaleceu ao vencer por 8 x 7. E, pela primeira vez desde que a competição foi retomada, a taça não ficou no Rio de Janeiro.
Como será a Supercopa do Brasil em 2023?
Este ano, o time que jogará a Supercopa como campeão brasileiro é o Palmeiras. Do outro lado, mais uma vez estará o Flamengo, atual campeão da Copa do Brasil.
A partida acontece no dia 28 de janeiro, às 16h30, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O técnico Abel Ferreira deve mandar o Palmeiras a campo com a seguinte escalação:
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino e Zé Rafael; Rony, Raphael Veiga e Dudu; Endrick.
Já o Flamengo deve começar com:
Santos; Varela, David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia; Everton Ribeiro, Gerson e Arrascaeta; Gabriel Barbosa e Pedro.