Maiores contratações da história do futebol brasileiro

romario-ronaldo-dani-alves

No mundo do futebol, todo começo de ano é a mesma coisa. Como os campeonatos profissionais estão entre temporadas, o que agita os torcedores são as contratações. E, de uns anos pra cá, elas vêm ganhando ainda mais destaque.

O motivo é que alguns jogadores latinos de destaque mundial têm optado por encerrar a carreira na América do Sul. Sem falar dos raros – mas existentes – casos de craques que vêm para cá no auge.

Quer saber quais são as maiores contratações da história do futebol brasileiro? Então vem comigo!

Quais são as maiores contratações da história do futebol brasileiro?

Antes de começarmos a lista, cabem duas pequenas explicações. A primeira é que “maiores”, nesse caso, não se refere necessariamente às contratações mais caras. A lista é composta por jogadores que ainda teriam mercado na Europa, mas preferiram jogar no Brasil.

A segunda explicação é que a lista não tem ordem definida. Vamos lá então?

Romário

O Baixinho foi um dos maiores centroavantes não apenas do Brasil, como de toda a história do futebol. O ápice de sua carreira aconteceu em 94, quando liderou o Brasil na conquista do tetra e foi eleito o melhor do mundo.

Mas, em 95, com apenas 31 anos e ainda no auge, decidiu voltar ao Rio de Janeiro e jogar no Flamengo. Romário ainda atuou por clubes estrangeiros, mas o amor pela praia e carnaval sempre o trazia de volta aos gramados cariocas.

Ronaldo

O Fenômeno é outro dos melhores centroavantes da história que voltou para o Brasil. Mas, no seu caso, foi para encerrar a carreira. Ele ainda tinha 33 anos, mas sofria com muitos problemas físicos.

Assim, em 2009, veio para o Corinthians, onde atuou por 2 anos. Mesmo longe do seu melhor, ele ainda tinha nível para sobrar no futebol brasileiro.

Roberto Carlos

O pentacampeão foi um dos melhores laterais esquerdos da história e teve uma ótima carreira na Europa. Em 2010, aos 37 anos, resolveu voltar ao Brasil, onde atuou pelo Corinthians. Um ano depois, ele deixou o clube paulista e foi jogar na Rússia.

Deco

O ótimo meio-campista luso-brasileiro fez parte do incrível e inesquecível Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, onde jogou de 2004 a 2008. Em 2010, aos 33 anos, ele fechou com o Fluminense, onde ainda jogou em grande nível. Em 2013, Deco pendurou as chuteiras.

vcreditos-clube-v-plus
Qual é a maior contratação da história do futebol brasileiro na sua opinião?

Ronaldinho Gaúcho

Duas vezes melhor do mundo, o Bruxo foi um dos jogadores mais impressionantes em seu ápice. Mas seu auge, porém, foi curto. Tanto que com apenas 31 anos, voltou ao Brasil para jogar no Flamengo.

Em 2013, atuando pelo Galo, ajudou a conquistar a primeira Libertadores dos mineiros. Mas, a partir de então, nada de relevante aconteceu até que se aposentasse, em 2015.

Forlán

A contratação do atacante uruguaio pelo Internacional foi muito surpreendente. Com 32 anos, Diego Forlán ainda atuava em alto nível e havia sido eleito o melhor jogador da última Copa do Mundo.

Com 22 gols em 55 jogos, sua passagem pelo Colorado não foi ruim, mas também não teve grande destaque.

Seedorf

Apesar do holandês já ter 36 anos na época, a contratação de Seedorf pelo Botafogo foi surpreendente. A esposa brasileira, a admiração por antigos craques do Fogão (como Garrincha e Didi) e o desafio o motivaram a jogar no alvinegro.

Seedorf foi apresentado em 2012 e atuou até 2013, quando se aposentou.

Figueroa

Os mais jovens podem não conhecer Dom Elías, mas ele é simplesmente um dos melhores zagueiros da história do futebol. Em sua carreira, colecionou diversos títulos, façanhas e condecorações, como:

– 2x melhor jogador da América;

– 6x melhor zagueiro da América;

– 4x melhor zagueiro do mundo;

– 2x melhor jogador do mundo;

– participação em 3 Copas do Mundo;

– eleito melhor jogador chileno de todos os tempos;

– 37º melhor jogador do Século XX;

– melhor defensor sul-americano do Século XX;

– e muito mais.

Quando ele tinha apenas 26 anos e vivia seu melhor momento, o Internacional conseguiu sua contratação. Defendendo o Colorado, ele foi pentacampeão gaúcho e (de 72 a 76) e bicampeão brasileiro (75 e 76).

Suárez

Aos 35 anos, Luis Suárez foi anunciado pelo Grêmio de Porto Alegre. Apesar de já ter passado de seu auge, sua carreira é excelente. Ele atuou em grandes clubes, conquistou diversos títulos e já foi considerado um dos principais centroavantes do mundo.

É verdade que, nos últimos anos, caiu de produção. Mas, se jogar metade do que sabe, ainda pode fazer estrago no futebol brasileiro.

Daniel Alves

Dani é o jogador com mais títulos oficiais conquistados na história do futebol. Aos 36 anos, voltou ao Brasil para defender o São Paulo, mas não teve uma passagem tranquila pelo Tricolor.

Em setembro de 2021, se recusou a voltar ao time paulista. Segundo o jogador, o clube devia 11 milhões de reais a ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.